consultar carros roubados

13/08/2019


Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça desenvolveu um aplicativo em que os usuários podem verificar a situação dos veículos.

É comum, ao realizar a compra de um veículo usado, ficar inseguro sobre o passado do automóvel. Em resposta à essa preocupação, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça desenvolveu um aplicativo gratuito para consulta de placas de carros roubados.

De acordo com o órgão, o Sinesp Cidadão aproxima os usuários da segurança pública e facilita o processo de identificação de veículos furtados, roubados e clonados, ajudando os cidadãos lesados a reaverem seu bem móvel.


Saiba como consultar placas de carros roubados

O passo a passo para verificar a placa de um carro para saber se ele é fruto de roubo ou furto é simples.

  • Em primeiro lugar, o cidadão deve baixar o aplicativo Sinesp Cidadão na Play Store - se utiliza smartphones com sistema operacional androide - ou na App Store, caso tenha um iPhone;
  • Aplicativo instalado, basta abri-lo e clicar em "veículos";
  • Depois, preencha os campos da placa do veículo, letras e números, e pressione o botão "checar situação"
  • Confira a mensagem para saber se o carro em questão foi ou não roubado.
  • Carro com dívidas: um manual para ajudar os motoristas na compra e venda

Caso o aplicativo detecte alguma irregularidade, o programa alerta o usuário e dá a opção de ligar para a polícia, que envia uma equipe ao local para averiguar a situação.

Além de realizar a consulta de placas de carros roubados, o aplicativo mostra o modelo do veículo, a cidade em que está registrado, ano de fabricação e final do chassi. É importante que o consumidor confira esses dados para saber se o vendedor apresentou fatos reais sobre o automóvel.

As informações expostas no aplicativo são do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Também e possível consultar placas de carros roubados por meio do site do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp/MJ).

Em alguns Estados brasileiros, como o Paraná, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também oferece meios para que os cidadãos consultem placas de carros roubados ou verifiquem a situação de veículos. Nesses casos, no entanto, também é necessário o preenchimento do Renavam.

© 2019 Antônio Alencar. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora